. Do momento em que comecei a questionar tudo, a começar pela minha religião, a católica.
- Como assim?
. Em toda a minha vida sempre gostei de ler livros de História, e vi que através dos séculos, a intolerância religiosa causou danos irreversíveis à humanidade, coisas, como a Inquisição, o aniquilamento dos povos indígenas, não podem ser esquecidas nunca...
- Mas os homens daquela época tinham outra cabeça.
. Tudo bem, mas pelo visto houve então um retrocesso terrível, digo isso porque os romanos eram tolerantes com as religiões dos povos dominados, em Roma existiam templos à deusa Isis dos egípcios. Por outro lado, fica a pergunta, E o evangelho de Cristo?, como fica?, nele Jesus ensina o perdão, Nietzsche está coberto de razão, O primeiro e o único cristão morreu na cruz, é um pouco radical mas faz sentido. E a Noite de São Bartolomeu?
- É... realmente foi uma página lastimável da História da França, um absurdo sem tamanho.
. Põe absurdo nisso.
- Pois é, mas o que tem isso a ver com a sua descrença em Deus?
. Muito bem, você chegou aonde eu quero, eu tenho uma coleção de livros da Igreja Católica, e no primeiro, nas primeiras páginas, há um texto sobre Deus, Antes do começo dos tempos, Deus era perfeitamente feliz, perfeitamente completo, sua natureza una se compõe de Três Pessoas, essas Três Pessoas amam-se e deleitam-se Uma às Outras tão perfeitamente que não precisam de ninguém mais ou de coisa alguma para fazê-Las felizes. Pleno de amor e felicidade. Deus também é pleno de bondade e generosidade. Pois bem, pulando a questão das Três Pessoas em Uma, fica a pergunta, Se Deus é bondade suprema, por que criou um mundo tão ruim?, o terremoto com o tsuname do Japão e o massacre de cidadãos na Líbia estão aí como exemplo, se Deus sabe tudo o que vai acontecer, por que fez este mundo?, se ele estava muito feliz sozinho, digo, sozinhos porque são três, agora deu um nó na minha cabeça e qual a razão desta revelação estapafúrdia?, bom deixa pra lá...
- Segundo os religiosos, foi uma maneira de Deus compartilhar sua felicidade com os seres criados por Ele, os anjos e os homens.
- Aí é que está o x da questão, tantos os anjos quanto os homens, pelo visto, só lhe deram problemas e do jeito que a carruagem vai, a felicidade já bateu asas na frente de Deus, como Deus está suportando tudo isso eu não tenho a menor idéia. Tudo isso é mais uma prova cabal de que Ele não existe.
- E as catástrofes constantes que estão acontecendo, não seriam uma resposta de Deus?
- Isto sempre aconteceu desde que o mundo é mundo. Hoje, além de ter mais gente e, consequentemente, mais construções, sem mencionar as experiências com bombas atômicas, desmatamentos, etc, etc, os meios de comunicação são muito mais eficientes. Em poucos segundos, uma notícia do outro lado do globo chega na tela do seu computador, nada escapa. Antigamente era muito difícil veicular uma notícia, só pra você ter uma ideia, a notícia do assassinato do Presidente Abraão Lincoln dos Estados Unidos, só chegou na Europa 13 dias depois.
- Uma coisa devo observar, as respostas dos ateus são por demais convincentes, dificilmente deixam dúvidas, são coerentes, pois bem, o que você acha da pesquisa que taxou o ateu mais inteligente que o crente?
- Não é que o ateu tem o QI mais elevado, o problema é que o crente lê só um livro e não questiona nada, ao passo que o ateu lê tudo quanto é livro, incluindo o do crente e, ainda por cima, questiona.
- A entrevista está muito interessante, mas tudo tem princípio e fim, sendo assim, para terminar, deixe uma mensagem.
- Não sei se é uma mensagem, é mais um pedido, Gente, vamos ser mais tolerantes, vamos respeitar a crença e a descrença, no dia em que soubermos conviver com as diferenças, o mundo certamente será outro, imagine um mundo com todo mundo pensando igual, todos com as mesmas feições, seria uma monotonia mortal, não dá nem para imaginar. Agora, um mundo onde todos se colocam parceiros da mesma sorte, convivendo harmoniosamente com suas diferenças, este sim é um mundo que vale a pena. Deste modo, ouça totalmente desarmado de tudo, a canção que eu gosto muito, NATURA & PESSOAS.
Gravação de 2000, voz e teclado com Anibal Wernek e guitarra com Filipi Machado Werneck.
Nenhum comentário:
Postar um comentário